Antecipação de Recebíveis: Saiba o que é, e conheça suas vantagens

Para otimizar o fluxo de caixa, uma ação praticada por muitas empresas é a antecipação de recebíveis. Saiba como essa estratégia funciona!

Empreendedor, se você não sabe do que se trata a antecipação de recebíveis e nunca precisou utilizar a na sua empresa, acompanhe o nosso artigo.

Você já se deparou com uma situação em que ter acesso ao capital de giro no momento certo foi fundamental para garantir a sobrevivência da empresa? A gestão de um negócio é composta por momentos de altos e baixos, principalmente quando o seu ciclo de vida ainda é curto. 

Nesse cenário, para otimizar o fluxo de caixa e evitar as possíveis faltas desse capital, uma ação praticada por muitas empresas é a antecipação de recebíveis.

Como é uma forma de se ter acesso rápido e fácil aos seus recebíveis no momento de necessidade, é uma estratégia escolhida por muitos empreendedores no lugar de solicitar outro tipo de empréstimo empresarial. 

No entanto, como qualquer outro recurso financeiro externo, antes de usar esse mecanismo no seu negócio, é muito importante ter um controle do fluxo de caixa e um planejamento de caixa que prevê os passos futuros para o crescimento da empresa.

Vamos detalhar tudo o que você precisa saber antes de fazer uma antecipação de recebíveis. Confira:

O que é a antecipação de recebíveis? 

Explicando de uma forma bem simples e clara, trata-se de um mecanismo que antecipa os valores das suas vendas, permitindo que você receba um capital que só entraria no seu caixa no prazo acordado com o cliente. 

Isso significa que os valores relativos às vendas parceladas por meio de cartão de crédito, duplicatas, cheques pré-datados ou carnês podem entrar na sua conta logo após a compra ser feita. Dessa forma, o empreendedor não precisa esperar para receber uma quantia a cada mês. 

Na falta de capital de giro suficiente para a necessidade de determinado mês, essa estratégia pode ser uma ótima solução. Mas, é importante ressaltar que é só uma forma de antecipar um valor que já viria para a conta da empresa nos próximos meses. Por isso, para conseguir realizar a operação e receber o valor à vista, é preciso ter essa compra finalizada pelo cliente. 

Como funciona a antecipação de recebíveis? 

Para que não reste nenhuma dúvida para você, vamos simular uma antecipação de recebíveis para a sua empresa? Então, suponhamos que você tem uma fábrica de móveis e oferece pagamento cartões de crédito e débito para seus clientes.

Nos próximos 6 meses, com as suas últimas vendas, sua empresa tem uma quantia de 50 mil reais para receber de pagamentos realizados na maquininha.

No entanto, você vai precisar desse valor ainda neste mês para cobrir os seus custos e evitar possíveis complicações financeiras no seu caixa. 

É nesse momento que entra a antecipação de recebíveis. Depois de analisar todas as suas opções e escolher um credor que oferece condições que se encaixam na necessidade do seu negócio, é hora de fechar a sua operação. 

Pronto, o valor das suas futuras parcelas entra na conta e o seu problema é solucionado. 

Mas, ainda falta a última etapa: o pagamento. Embora costume ser mais barata do que os demais tipos de empréstimo disponíveis no mercado, essa operação também tem custos e taxas.

O pagamento se dá da mesma maneira que o pagamento do seu cliente entraria na sua conta, de forma parcelada, no prazo acordado com o seu credor. E, é claro, os custos ofertados para a sua empresa são somados ao montante final. 

Antecipação ou empréstimo?

É muito comum a confusão entre a antecipação de recebíveis e o crédito com garantia de recebíveis futuros, também conhecido como crédito fumaça. No entanto, as duas operações de crédito são bem diferentes uma da outra.

Em resumo, a antecipação de recebíveis é um crédito baseado em transações já realizadas pela empresa, mas que ainda serão recebidas. É a antecipação de um capital que está aprovado para entrar na conta do negócio nos próximos meses.

Por outro lado, o crédito fumaça é realizado a partir de compras que ainda não foram feitas, é uma previsão.

Nesse caso, o capital ainda não existe e nem é pertencente à empresa, mas com a previsão e a trava bancária, é possível usar determinada quantia que provavelmente será recebida como garantia do empréstimo. 

Quer entender melhor qual pode ser o papel de cada um no crescimento da sua empresa? Confira o nosso artigo sobre Capital de Giro garantido por Recebíveis e Antecipação de Recebíveis: qual a diferença?

Vantagens de fazer a antecipação

Agora que você já conhece essa operação de crédito e entende como pode ser usada para aliviar o Fluxo de caixa da sua empresa, vamos entender porque ela é tão comum entre os empreendedores e quais são as suas vantagens. 

A maior vantagem da antecipação de recebíveis, tanto para os empreendedores, quanto para os credores que oferecem esse serviço, é o fato de se tratar de um dinheiro que já será recebido pela empresa em algum momento.

Dessa forma, é considerada uma operação de menos risco para a empresa que vai conceder o capital e, por isso, as condições de crédito tendem a ser mais justas e competitivas também para o solicitante. 

Minha empresa está pronta?

Planejamento financeiro, cuidado e visão de futuro são três pontos-chaves para o sucesso na hora de usar a antecipação de recebíveis como estratégia na sua empresa.

Isso porque, é muito importante lembrar que o capital antecipado não será recebido nos meses das parcelas acordadas com o cliente. A sua decisão de hoje pode, portanto, interferir no faturamento da sua empresa durante vários meses. 

Sem entender como essa estratégia pode impactar o seu negócio a médio e longo prazo, portanto, pode acabar prejudicando seu caixa e aumentando as suas dívidas. Então, entenda o problema a ser solucionado, faça um planejamento bem cuidadoso e garanta que o seu plano de ação seja responsável por levar a sua empresa para outro nível. 

O objetivo aqui é crescer de forma rápida e sustentável. Afinal, todo empreendedor quer que a empresa tenha uma vida longa e próspera. 

Ainda está em dúvida sobre qual é o investimento ideal para o seu negócios? Conheça os diferentes tipos de empréstimo empresarial e garanta mais segurança na sua escolha. 

Caso a sua empresa precise de um empréstimo empresarial rápido, seguro e online, a Biz pode te ajudar. Oferecemos uma linha de crédito focada em ofertar oportunidades para pequenas e médias empresas prosperarem e impactarem o máximo de vidas possíveis.

Fonte: Jornal Contábil

Para mais informações clique aqui

COMPARTILHAR

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on pinterest
Pinterest

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *