MEU INSS: Aprenda a fazer agendamento de serviços pelo site

MEU INSS: Aprenda a fazer agendamento de serviços pelo site. A partir do dia 14, as agências do Instituto Nacional do Seguro Social, INSS, voltaram a funcionar em todo país.

As perícias médicas foram suspensas e por isso as agências estão oferecendo atendimentos para o cumprimento de exigência, reabilitação profissional, avaliação social e justificativa administrativa.

É importante lembrar que só serão atendidos segurados com dia e horário marcado, nesta matéria vamos mostrar o passo a passo para fazer o agendamento no site MEU INSS.

Confira o Passo a Passo. 

Acesse o portal Meu INSS ( meu.inss.gov.br), disponível também para baixar no celular, quem não tem internet pode ligar para a central 135. 

A página principal do Meu INSS vai abrir e pedir para o usuário se cadastrar, para fazer agendamento não será necessário senha, para prosseguir com o cadastro, clique em “Cadastrar senha”, preencha seus dados, cadastre sua senha e selecione a opção “Continuar”. 

Uma vez logado, a página carregará a  tela de serviços do Meu INSS, logo clique em “Agendamentos/Solicitações”.

Logo abrirá uma página com todos os seus requerimentos. 

Se você não tiver nenhuma solicitação aparecerá “Nenhuma solicitação de atendimento foi encontrada” e para agendar um novo pedido de aposentadoria, basta clicar no ícone “Novo requerimento”, no canto inferior direito. 

Serviços: Aparecerá uma lista de opções de atentimento, supondo que você queira solicitar sua aposentadoria, o usuário deverá escolher a opção “Aposentadorias, CTC e Pecúlio”.  

Na próxima tela, é necessário que leia com atenção seus dados cadastrais e suas informações de contato, se tudo estiver ok, clique em “Avançar”.

Na próxima página o INSS irá te informar o necessário para o atendimento. 

O instituto tem até a opção de digitalizar documentos.

Para agendar a perícia médica o usuário terá que escolher entre solicitar benefício, pedir prorrogação ou acompanhar resultado.

É necessário preencher também dados referente ao seu trabalho.

Perícia médica 

Existem duas situações que é necessário fazer a perícia médica: 

  1. É para o requerimento de benefício;
  2. Convocação do INSS para promover a prorrogação ou a interrupção do pagamento. 

Portanto, a perícia médica é exigida para o auxílio-doença, auxílio-acidente e concessão de aposentadoria por invalidez. 

Além desses benefícios do INSS, existe o LOAS, benefício de caráter assistencial que pode ser solicitado por idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que comprove  situação de vulnerabilidade.

O que é preciso para agendar a perícia do INSS? 

Acesse o site do Meu INSS e efetue o login, é  necessário ter uma senha para acessar o site, caso não tenha é possível obter a partir do cadastro único do Gov.Br, que é a nova forma de acesso ao portal.

Logo que criar a senha e entrar no sistema, clique em “Entrar”, o usuário deve navegar pela tela inicial em serviços em destaque até localizar a opção “Agendar Perícia”. 

Assim que selecionar esse serviço, o usuário deve selecionar entre as opções disponíveis: 

  1. Perícia inicial:  É realizado nos casos de requerimento de benefícios por incapacidade. 
  2. Perícia de prorrogação: Serviço utilizado para a realização de perícia médica no caso de solicitações de prorrogação dos benefícios por incapacidade. 

Selecionando uma dessas duas opções clique em “Selecionar” para prosseguir, logo que concluir o agendamento se necessário o atendimento domiciliar ou hospitalar, é importante que o representante do periciado compareça à unidade de atendimento selecionada, na data e hora marcada, portanto é necessário a documentação que comprove tal impossibilidade de locomoção ou o comprovante de internação hospitalar, além das outras documentações para a identificação do periciado. 

Para atendimento exclusivo só poderá ser solicitado nestes casos, os demais casos deverá comparecer à agência do INSS no dia e no horário agendados. 

Agências 

O site oferece três opções de procura: Por CEP, por município e por localização, através deste portal o usuário pode escolher a agência mais próxima. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:

Em suma, trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.

Fonte: Jornal Contábil

Para mais informações clique aqui

COMPARTILHAR

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on pinterest
Pinterest

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =