Entenda a Importância do Capital de Giro

Entenda a Importância do Capital de Giro. O capital de giro é a parte do investimento que move o negócio, sendo a diferença entre os recursos disponíveis com o total das despesas a pagar.

capital de giro é a parte do investimento que move o negócio, sendo a diferença entre os recursos disponíveis com o total das despesas a pagar.

A dificuldade em gerenciar o capital de giro na maioria das empresas, é o padrão a ser utilizado. Cada administração deve avaliar qual o capital de giro adequado para seu empreendimento.

A fórmula para o cálculo do capital de giro líquido é : 

CGL (capital de giro líquido) = AC (ativo circulante) – PC (passivo circulante).

Ativo circulante representa caixa, bancos, aplicações financeiras, contas a receber, entre outras contas.
Passivo circulante representa fornecedores, contas a pagar, empréstimos, entre outras contas.

Se os ativos circulantes são maiores que os passivos circulantes, o capital de giro líquido da empresa, esta positivo, caso seja ao contrário, os passivos circulantes, sejam maiores que os ativos circulantes,a empresa têm o capital de giro líquido negativo.

Quanto maior os ativos circulantes forem, em comparação aos passivos circulantes,a probabilidade da empresa conseguir cumprir com as suas obrigações financeiras são grandes.

Para reserva do capital de giro, deve se levar em conta qual o percentual de segurança necessário.

Na maioria dos empreendimentos, o capital de giro representa de 50% a 60% dos ativos.

O capital de giro, não é uma reserva apenas para o início do empreendimento, mas sim, deverá ser calculado e analisado periodicamente, em toda a existência da empresa.

No início do empreendimento, na maioria das empresas, o capital de giro é a reserva, na qual custeia os pagamentos, enquanto a empresa não gera receita.

Quando a empresa já esta em atividade e gerando receita, existem imprevistos no qual o capital de giro,poderá ser o recurso para suprir as necessidades financeiras e conseguir retomar as atividades normais. 

Com o capital de giro adequado, poderá a empresa manter o estoque necessário para atendimento ao cliente, realizar vendas a prazo sem comprometer o financeiro da empresa, pagar suas despesas dentro do prazo, sem gerar despesas financeiras e gerando credibilidade com terceiros.

O empreendedor deverá estar assessorado, por um profissional com expertise e experiência na área, para que o seu empreendimento tenha sucesso.

Fonte: Contábeis

Para mais informações clique aqui

COMPARTILHAR

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on pinterest
Pinterest

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 − seis =