Terceirizar ou não o financeiro da sua empresa?

Terceirizar ou não o financeiro da sua empresa? A terceirização financeira é a prática de delegar à outra empresa a gestão do setor financeiro do seu negócio.

Com isso, todas as tarefas pertinentes a essa área são realizadas por especialistas, eliminando a necessidade de se manter um time interno

Tem dúvidas sobre terceirizar ou não o financeiro da sua empresa? Sem problemas! Neste artigo vamos esclarecer tudo o que você precisa saber sobre esse assunto.

Confira!

O que é terceirização financeira?

Terceirização financeira consiste em delegar as tarefas e as atividades próprias do setor financeiro de um negócio a um profissional ou empresa especialista nessa área.

Ou seja, você estará contratando um time externo de especialistas para cuidar de tudo o que for relacionado ao departamento financeiro da sua empresa.

A delegação dessa atividade também é chamada de BPO financeiro. BPO é a sigla para Business Process Outsourcing, em tradução literal, terceirização de processos de negócios. 

Em outras palavras significa que, ao invés de você ter que cuidar da conciliação bancária, das contas a pagar e a receber, da emissão de notas fiscais, da gestão de fluxo de caixa e outras tarefas similares da sua empresa, tudo fica a cargo de um time externo.

Mas por que vale a pena fazer a terceirização financeira da sua empresa? Bem, apenas pelos exemplos de atividades que acabamos de citar, já dá para ver que muitas responsabilidades deixaram de ser suas, certo? 

Com isso, você terá muito mais tempo para cuidar de outros pontos do seu negócio tão importantes quanto esses e, assim, se dedicar a ações que levem ao crescimento da sua empresa.

Além disso, a terceirização financeira ajuda a reduzir custos, uma vez que não é preciso montar uma equipe interna para isso, arcar com gastos empregatícios, entre outros necessários para manter funcionários, tais como equipamentos e afins.

Por que terceirizar o financeiro da sua empresa?

Assim como se tornou comum terceirizar serviços de limpeza, segurança e tecnologia da informação (TI), a terceirização do departamento financeiro das empresas tem se apresentado uma prática bastante benéfica para os mais variados segmentos.

Um dos motivos é que as atividades que compõem a gestão financeira de um negócio são bastante complexas. Para quem não tem conhecimento ou experiência nesse setor, desempenhar essas tarefas pode se tornar algo um tanto desafiador.

Ao entregar essa responsabilidade nas mãos de especialistas, você garante que o setor financeiro do seu negócio funcione corretamente, de maneira ágil, precisa, otimizada e com muito menos chances de falhas.

Assim como dissemos no início deste artigo, isso lhe dará mais tempo para se dedicar a outras partes do seu negócio e, com isso, torná-lo ainda mais competitivo, se destacando no seu ramo de atuação.

Outro ponto importante que vale a pena ressaltar sobre a terceirização financeira diz respeito à redução de custos.

Principalmente para pequenas e médias empresas, o BPO financeiro ajuda a manter o quadro de funcionários enxutos. Isso contribui para diminuir gastos relativos à folha de pagamento, infraestrutura física, entre outras despesas relacionadas.

Isso quer dizer que, ao terceirizar esse setor, você não vai precisar montar um departamento interno de gestão financeira, passar por toda a etapa de contratação e treinamento de pessoal, lidar com faltas, férias, afastamentos etc. 

Por todos esses motivos é possível dizer que a terceirização financeira é uma abordagem estratégica bem importante e que ajuda no crescimento de uma empresa, pois direciona essa atividade a especialistas, ajudando a trazer mais e melhores resultados para o negócio.

O que faz um BPO financeiro?

São diversas as tarefas que podem ser realizadas por um BPO financeiro.

Alguns exemplos são:

  • controle de fluxo de caixa;
  • gestão de contas a pagar e a receber;
  • gestão de folha de pagamento;
  • conciliação bancária;
  • emissão de notas fiscais;
  • cobranças administrativas e judiciais;
  • elaboração de demonstrativos e relatórios financeiros;
  • monitoramento e análise de indicadores de desempenho financeiro.

Mas essa lista de atividades terceirizadas pode ficar ainda mais extensa se você integrar a gestão financeira com a contábil da sua empresa.

O serviço de BPO financeiro e de contabilidade realizados por um mesmo especialista traz ainda mais vantagens para o seu negócio. 

Ao delegar todas essas responsabilidades a um mesmo parceiro, ele consegue ter uma visão geral muito mais precisa da saúde financeira da sua empresa.

Isso ajuda a, por exemplo, identificar quais pontos estão gerando perdas financeiras, o que pode ser melhorado nos seus processos, como reduzir gastos sem comprometer o atendimento das legislações vigentes etc.

Tudo isso contribui para tomadas de decisões mais assertivas que levarão ao crescimento concreto e progressivo do seu negócio.

Assim, além das tarefas que relacionamos anteriormente, estas, e várias outras, também poderão ser terceirizadas:

  • fechamento contábil;
  • relatório de impostos pagos;
  • análise de otimização tributária;
  • relatórios gerenciais contábeis.

Quanto custa um BPO financeiro? 

Agora que ficou mais claro o que é a terceirização financeira e todas as suas vantagens, certamente você deve estar se perguntando quanto custa esse serviço, não é?

Tão importante quanto considerar o valor antes de contratar um BPO Financeiro é avaliar o custo-benefício dessa parceira.

Ao tomar a sua decisão, lembre-se de todas as tarefas que estará deixando de fazer e do tempo livre que isso lhe dará para se dedicar a outras áreas da sua empresa.

Além disso, considere que as atividades serão executadas por especialistas, o que diminui drasticamente as chances de erros e a necessidade de retrabalho, condição que também gera custos.

Somado a esses pontos, é fundamental considerar a economia que se tem com gastos provenientes de manter um time interno para montar e manter esse setor.

Com tudo isso em mente, podemos dizer que você encontra mensalidades de serviços de BPO financeiro a partir de R$ 349, como o Contabilizei Experts, assessores dedicados especialistas em rotinas financeiras, administrativas e contábeis de profissionais liberais, micro e pequenas empresas.

O Contabilizei Experts une os serviços de contabilidade com a terceirização financeira. Assim, em um único serviço, você tem tudo o que precisa para gestão do seu negócio.

É bem importante destacar também que, caso já tenha um contador, você pode trocar esse profissional a qualquer tempo, sem nenhum problema, e migrar para os nossos serviços.

Caso tenha dúvidas quanto a esse processo, você pode baixar o Guia Definitivo para Trocar de Contador da Contabilizei e ter uma orientação completa sobre esse processo.

Fonte: Contabilizei

Para mais informações clique aqui

COMPARTILHAR

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on pinterest
Pinterest

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *