Juros E Correção Monetária: Quais São As Diferenças Entre Eles?

Juros E Correção Monetária: Quais São As Diferenças Entre Eles? Saiba como podemos distingui-los no cumprimento de sentença

Uma dúvida muito recorrente entre a população em geral e de forma inesperada em profissionais da área do Direito é sobre as diferenças entre correção monetária e juros.

Esse fato é algo preocupante, pois na teoria todos atores do processo (juízes, advogados, procuradores) teriam que estar familiarizados com esses cálculos, eis que irão avaliar e expor suas opiniões sobre eles. 

O que podemos observar é que boa parte desses profissionais não está atenta a isso e acreditam facilmente nos resultados de contadorias e da parte oposta, pela falta de conhecimento do assunto.

Qual é a diferença entre juros e correção monetária?

Para que possamos entender melhor sobre esse tema, é preciso saber qual é a definição de inflação.

A inflação representa o aumento no preço das mercadorias e no custo de vida da população, podemos dizer que é a diminuição do poder da moeda.

Lembre-se que há 10 anos o valor da moeda era muito maior, pois com R$1.000,00 por mês o trabalhador era capaz de fazer uma boa compra e ainda pagar as contas da casa. Atualmente, essa mesma quantia não é o bastante para fazer o mesmo.

O que é correção monetária?

A correção monetária nos cálculos judiciais tem o papel de restituir o prejuízo causado; pois o vencedor do processo esperou pelo pagamento, por um longo período sem ter o dinheiro. Depois de transcorrido todo o processo, o ganhador terá recebido a mesma quantia que perdeu, em poder de compra.

Podemos entender que a correção monetária não é um ganho, mas sim uma reposição.

O que são juros?

Os juros são uma remuneração cobrada sobre o valor emprestado ou sobre o saldo devedor. Nesse caso, trata-se de uma forma de “aluguel” para quem está em débito.

Os juros são de suma importância em um ganho, pois são pagos sobre a quantia que foi corrigida monetariamente (acima da taxa de inflação daquele período).

Qual é a correção monetária aplicada no cumprimento de  sentença previdenciário?

Hoje em dia, no Direito Previdenciário a avaliação dos Temas 810/STF e 905/STJ calculam os índices de correção monetária das decisões.

De forma resumida, os índices são:

  • Até 03/2006 = IGP-DI 
  • De 04/2006 até 06/2009 = INPC 
  • A partir de 07/2009: INPC (benefícios previdenciários) e IPCA-E (BPC/LOAS)

Vale ressaltar que existem alguns casos incluindo a modulação de efeitos do Tema 810.

Como são calculados os juros no cumprimento de sentença previdenciário? 

Os juros moratórios “castigam” o devedor; por essa razão, a Súmula 204/STJ define que “Nas ações previdenciárias, os juros de mora incidem a partir da citação válida“.

A citação acontece no momento que o devedor tem certeza de possuir um débito. 

Os juros são aplicados mês a mês, nos cálculos pagamento da sentença; desde o dia em que o cálculo foi realizado, até o dia da citação.

É importante deixar claro que a incidência de juros pode ocorrer entre o dia do início dos atrasados, até a citação.

Na prática, quanto mais antigo for o mês do parcelamento em atraso, maior será a taxa de juros; porém do mês da citação para trás a taxa de juros terá um valor fixo.

Após a citação, a incidência de juros usada é a mesma do mês da citação para todas as parcelas.

Fonte: Jornal Contábil

Para mais informações clique aqui

COMPARTILHAR

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on pinterest
Pinterest

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 + 12 =